BLOG

Você está preparado para liderar?

15 de dez, 2017
.

Sonhos não tem idade

 

 

Os sonhos mobilizam as ações de projetos existenciais. Diante de um quadro caótico como vivemos no Brasil nos dias atuais, podemos ter duas ações: ou acomodar lamentando a vida no conforto da alienação ou agir sonhando com dias melhores.

Aos setenta e sete anos optei pela segunda opção a de sonhar grande e lutar por um Brasil com justiça social.

Percebo que participo de uma geração perdida e sem recuperação, pois o tempo flui inexoravelmente e não tem retorno.

Minha geração não conseguiu fugir da sedução do canto da s sereias da corrupção. Conseguimos um milagre negativo, criar num país extraordinariamente rico três segmentos impares: o dos pobres sem perspectiva de vida digna, a dos que produzem sem ganhos condizentes, e finalmente a de elites burocráticas de agentes improdutivos, mas cheios de privilégios e com salários astronômicos.

Servidores públicos dos poderes Judiciário, do Legislativo e do Executivo, verdadeiros parasitas sociais legislam em causa própria defendendo “com unhas e dentes” privilégios absurdos. Criam despesas incríveis em função de suas aspirações antissociais. Aposentadorias inacreditáveis, como a dos militares que transferem para suas proles privilégios injustificáveis. Presidentes e governadores que se aposentam com direitos de ajudas de custo vitalícias semelhantes aos de regimes feudais, monárquicos ou de ditaduras militares. Poderia continuar escrevendo o equivalente a uma enciclopédia sem conseguir descrever os absurdos da nossa máquina estatal.

Não resolveremos esses e outros problemas sem profundas reformas sociais: reformas politicas e eleitoral, reformas tributarias, jurídica e muitas outras mudanças estruturais. Para isso torna-se necessário um pacto de salvação nacional elaborado por representantes de todos os segmentos significativos da nossa sociedade.

Infelizmente esse não é um evento que se constrói no curto prazo histórico. A conscientização politica de uma nova sociedade e  projetos de modernização de nossa cultura demandará anos de debates e negociações.

O mais importante desse movimento será o de envolvimento dos jovens, pois deles dependerá a construção de uma nação justa e ética.

Esse é o meu sonho. A minha ação será de participar juntamente com as novas gerações do discutir, conscientizar e construir projetos de futuro de um Brasil mais justo.

Gostaria de somar o meu aprendizado de 50 anos de consultoria organizacional á pujança e energia emocional de jovens empreendedores de sucesso.

Vocês representem e são de fato as nossas esperança de renovação dos padrões comportamentais das frustrantes gerações passadas, onde o discurso de justiça social dos nossos políticos é apenas uma peça de retorica ilusionista para enganar a nossa população de gente simples, ingênua e inculta.

Além dos projetos de futuro são os jovens que produzirão as riquezas para financiar os sistemas educacionais, de saúde, de segurança, enfim das necessidades básicas de todo cidadão.

São também eles que substituirão as nossas fracassadas classes politicas e que poderão defender praticas éticas e laicas. Digo laicas, pois é importante separar religião e também de descartar crenças ideológicas impostas. A ação politica consensual, que é o postulado básico dos regimes democráticos é incompatível com imposições autoritárias. “A deus o que é de Deus e a Cesar o que é de Cesar”.

Os jovens terão ao lado das competências tecnológicas de desenvolver  a competência interpessoal, ou seja habilidades sociais, emocionais e afetivas nos relacionamentos com suas equipes. Deverão praticar o dialogo com as mesmas, visando criar um clima de entendimento e alta criatividade. Deverão se preocupar em ser um líder legitimado e não apenas legalizado.

Gostaria de contribuir com os jovens na elaboração se seus projetos onde funcionaria com auxiliar e não como protagonistas, pois cabeará as novas gerações assumirem o futuro, que a elas pertence.

Penso em trabalhar na coxia da cena empresarial, com a experiência de 50 anos de vivencia empresarial, para ajudar aos novos atores a dominarem os cenários empresariais futuros, com scripts de esperança de uma sociedade mais justa.

Sonhando grande, espero que quando eu saia do campo existencial, leve comigo o sentimento de dever cumprido, pois terei nos novos players a certeza de realização dos projetos de esperança de uma vida mais digna para nosso povo.

 

 

Milton Oliveira

O consultor Milton de Oliveira é um dos mais conceituados consultores na especialidade do desenvolvimento organizacional. Obteve o título de mestrado em Louvain – Bélgica – e cursos de especialização no canadá, frança e estados unidos. Atua com consultoria organizacional para jovens líderes e empresas.

Instituto Milton de Oliveira

DE SALTO ALTO PARA LIDAR COM PESSOAS E O FUTURO?

Cadastre-se e baixe o livro gratuitamente!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

QUER SER UM LÍDER PREPARADO
PARA OS DESAFIOS DO FUTURO?

Saiba mais

Cadastre-se na nossa Newsletter

E-books, artigos e informações gratuitas para líderes e empresas que desejam inovar e crescer de forma sustentável.