BLOG

Você está preparado para liderar?

26 de abr, 2018
.

Convite aos jovens executivos

É lugar comum dizer que vocês são o amanha de nossos pais. Repito a frase obvia não por falta de criatividade e sim para afirmar a minha convicção de que vocês serão de fato os realizadores de nossos sonhos e projetos de um Brasil melhor.

     Somos, talvez, o mais rico pais do mundo.  A nossa natureza é prodiga em todas as dimensões possíveis: não temos invernos rigorosos, furacões, tremores de terra importante, vulcões, maremotos e nenhum problema climático significativo.

   Por outro lado, somos absolutamente bem agraciados pela natureza: possuímos os maiores reservatórios de agua potável do planeta, milhares de quilômetros de rios navegáveis, possuímos ainda os maiores lençóis freáticos do mundo, temos centenas de quilômetros de terras férteis tratoráveis, possuimos incomensuráveis potenciais de reservas de energias solar e eólicas, somos detentores das maiores reservas florestais do planeta, somos também detentores de extraordinárias diversidade da flora e da fauna, possuímos imensas reservas de petróleo e de abundância de reservas de todo tipo de reservas minerais.             

    Completando o nosso imenso diferencial, somos  historicamente um povo de índole pacifica e sem histórico de disputas sangrentas de gerras nacionais. Ao longo da historia a violência não foi a nossa marca. A violência atual do trabalho escravo, da violência urbana e da arbitrariedade policial não são traços dominantes de nossa cultura. A sociabilidade e amabilidade são traços marcantes da nossa cultura nacional.

    O lado negativo da nossa historia vem desde o nosso período colonial. Fomos colonizados por aventureiros portugueses que foram em todas as suas colônias na América do Sul, África e Ásia colonizadores bárbaros e aéticos em todas as dimensões humanitárias.   

                            A geração de riquezas

      Não são os políticos que geram ou criam riquezas, essas são geradas os sistemas empresariais. Sistemas políticos e burocráticos são necessários, mas representam custos e geram despesas dispendiosas para nação, consumindo suas poupanças que em principio seriam aplicados na saúde, educação, habitação, transporte e alimentação que são as necessidades básicas de todos os povos em todas as épocas da historia humana.  

   O fortalecimento das economias depende das classes produtoras. Quanto maiores os parques industriais e sistemas produtivos, com tecnologias de ponta e com gerentes empresariais competentes, mais ricas serão as nações.

                   A importância das novas gerações

   Para vivermos a plenitude do desenvolvimento autossustentável nos séculos XXI e XXII dependeremos de mudanças dos modelos mentais dos futuros CEOs do nosso país. Precisaremos formar três a quatro gerações para implementarmos uma sustentavel economia de vanguarda e esses acontecimentos dependerão de decisões tomadas no tempo presente.

  O Instituto Milton de Oliveira – IMO – pretende ser uma das sementes na implantação desse ambicioso projeto. Hoje são inúmeros projetos visando o mesmo objetivo de preparar as futuras gerações para visando o pleno desenvolvimento socioeconômico.

         Nesse contexto o IMO pretende ser um dos atores dessa grande jornada na formação e Desenvolvimento de Lideres eficazes na luta por um Brasil mais justo e Ético.

Milton Oliveira

O consultor Milton de Oliveira é um dos mais conceituados consultores na especialidade do desenvolvimento organizacional. Obteve o título de mestrado em Louvain – Bélgica – e cursos de especialização no canadá, frança e estados unidos. Atua com consultoria organizacional para jovens líderes e empresas.

Instituto Milton de Oliveira

DE SALTO ALTO PARA LIDAR COM PESSOAS E O FUTURO?

Cadastre-se e baixe o livro gratuitamente!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

QUER SER UM LÍDER PREPARADO
PARA OS DESAFIOS DO FUTURO?

Saiba mais

Cadastre-se na nossa Newsletter

E-books, artigos e informações gratuitas para líderes e empresas que desejam inovar e crescer de forma sustentável.